24/09/2018

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é comemorado no Brasil em 21 de setembro, mas em Ituiutaba um grande evento dedicado a esta data aconteceu no último sábado (22), na Praça Cônego Ângelo.  A organização foi da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, tendo como parceiros, a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, através do CEMAP, e o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. 

O encontro contou ainda com o apoio dos atiradores do Tiro de Guerra 11-002, de militares do 54° Batalhão da Polícia Militar e da Superintendência de Água e Esgotos - SAE, que deram suporte durante a caminhada que percorreu as Ruas 20 e 22, cruzando pela Avenida 17. Diversas autoridades participaram do evento, entre elas, o prefeito Fued Dib e o secretário de Desenvolvimento Social, Renato Moura.

O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência foi criado oficialmente em 2005 pela Lei nº 11.133 e o dia 21 de setembro foi escolhido porque geralmente marca o início da primavera, estação conhecida pelo aparecimento das flores, cujo fenômeno representaria o nascimento e renovação da luta das pessoas com deficiência.

Ao comentar sobre a necessidade de promover a inclusão efetiva no mercado de trabalho, das pessoas que possuem algum tipo de deficiência, Renato Moura lembrou a importância da acessibilidade que consta do Plano de Mobilidade Urbana, que vem sendo desenvolvido pela atual administração do prefeito Fued Dib.

 “É preciso romper paradigmas. Todos nós precisamos nos conscientizar de que o potencial que uma pessoa deficiente é o mesma daquela outra que não possui nenhum tipo de deficiência, quando devidamente adequada para a realização de determinada atividade”, disse. Segundo o secretário, esta data surgiu justamente para garantir a integralização destas pessoas na sociedade de forma igualitária e sem preconceitos. 

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Fábio Guedes, chamou a atenção e salientou que esse dia simboliza o sentimento de renovação das reivindicações em prol da inclusão e da participação plena de todos na sociedade. “O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é um convite para que cada indivíduo possa refletir sobre o que cada um  pode fazer para garantir que os direitos das pessoas com deficiência sejam respeitado”, concluiu. 

Fonte: Ascom

Voltar